quarta-feira, abril 21, 2010

Reflexões sobre as Leis Criminais

O meu amigo do Twitter - @JusIndignatus publicou em seu Blog – JUS INDIGNATUS – http://indignatus.blogspot.com/ um contundente artigo sobre alguns "anúncios" que o CNJ – Conselho Nacional de Justiça está veiculando. E ao escrever mostrou toda a sua indignação. O título do post é Justissia inepta e você pode ler completo clicando em http://indignatus.blogspot.com/2010/04/justissia-inepta.html

Não me furtei a comentar, o que reproduzo aqui no meu Blog. Aceito quaisquer ponderações.
Entendo a sua revolta e digo, sem medo, que muitas vezes entro em conflito com uma parte de mim, essencialmente cristã, que me avisa que não devemos julgar. No entanto, há situações que escapam ao nosso controle, somos humanos e certas práticas de crimes por sujeitos que já passaram de todos os limites da brutalidade, que não veem o semelhante com um mínimo de racionalidade, me exasperam e chego a achar que não merecem outra coisa que não a pena máxima. Ver um pai de família perder a vida nas mãos de um suposto "menor" é demais. A alma fica muito angustiada, a revolta sufoca. Quem milita na área sabe muito bem do "uso" que os bandidos fazem dos supostos "menores" para que seus crimes fiquem impunes. E esses menores, mesmo vivendo em locais onde a bandidagem impera, sabem que outros menores como eles não aderem ao "movimento" e estudam, trabalham, participam de trabalho social etc. Logo, a propaganda é falaciosa, tenta trazer uma mensagem enganosa de que podemos, como população, intervir diretamente. A reforma do Código de Processo Penal é urgente, há que se ter mais cuidado com as situações de progressão de pena, cada caso analisado individualmente e, especialmente, trazer o ECA para a realidade brasileira, visto que foi baseado em legislação de  países de outra situação fática e filosofia de vida.  Não fique zangado, gosto da sua abordagem, mas apenas como sugestão, evite certas "palavras" mais impactantes, a fim de que as boas idéias não se percam em razão de suscetibilidades individuais. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artesãos da palavra e do sentimento

"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que nem eu mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade... sei lá de quê!"

FLORBELA ESPANCA

Rio de Janeiro, Maravilha!

Rio de Janeiro, Maravilha!
O sol se pondo e o Morro Dois Irmãos ao fundo! Beleza!

Meu papel de parede!

Meu papel de parede!