terça-feira, março 23, 2010

AMIZADE - Antoine de Saint-Exupéry

''Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante."
Antoine de Saint-Exupéry.
"E voltou, então, à raposa:
- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar."
COMENTÁRIO: Os seres humanos se esquecem das estrelas que lançaram no caminho e, principalmente, de quem buscou cada estrela, cada luz, como uma dádiva de amizade e promessa de não estar só nesse mundo. As pessoas carentes e sozinhas incomodam, dizem os homens em geral. Nesse mundo de relativismo e exacerbação do individualismo, ler Antoine de Saint-Exupéry chega a ser piegas para alguns. E os mais desvinculados da solidariedade se dão ao desplante de julgar que gostar de seus escritos tão sensíveis é prova de que seu nível de leitura está abaixo da crítica. Tolice pura. Ora, não é sempre que estamos preparados para chorar com Isaac Bábel lendo "A Cavalaria Vermelha", mesmo sendo obra de gênio e com tanto lirismo. Há dias em que a alma precisa simplesmente planar, pairar por sobre as rosas, esquecendo-se dos espinhos. Mas onde buscar o conforto do aconchego humano senão naqueles que em algum momento nos deram as mãos. Será que eles se perderam? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artesãos da palavra e do sentimento

"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que nem eu mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade... sei lá de quê!"

FLORBELA ESPANCA

Rio de Janeiro, Maravilha!

Rio de Janeiro, Maravilha!
O sol se pondo e o Morro Dois Irmãos ao fundo! Beleza!

Meu papel de parede!

Meu papel de parede!