segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Ponderação e convite!

  

Não há como fazer afirmações apenas levando em conta as nossas percepções de convencimento sobre qualquer assunto. Por mais que tenhamos preparo intelectual em uma ou várias áreas do conhecimento, precisamos ouvir o que os outros pensam.  E sem qualquer discriminação, seja intelectual ou social. Sem exclusões elitistas. Não se mede a alma, a "anima". Não é possível abrigar uma idéia fixa, uma posição dogmática pouco afeita a mudanças e contrastes. Todo assunto possui nuances passíveis de uma reflexão ainda não suscitada em nós. E isso ocorre das maneiras mais imprevisíveis. Uma opinião isenta necessita ser burilada, ouvindo-se os que defendem posições favoráveis, contrárias, neutras ou em dúvida.  Mesmo quem nos desagradou alguma vez em sua argumentação não pode ser excluído. Ao contrário, significa uma boa instigação e confrontação de nossos pré-conceitos. E os nossos "especiais admirados" também costumam errar algumas vezes. 

Portanto, radicalismo não, apenas é aceito quando se tratar de "raiz", de "base". Qualquer tipo de censura é lamentável. As opiniões estão aí e todos são livres, dentro da boa educação e sólida argumentação, sem apelar para baixarias pessoais ou palavras chulas – que calam os mais sensíveis - para expor suas idéias.

Diana Esnero

Um comentário:

  1. Olá querida, impecável texto com importantes opiniões.

    Saiba que concordo com tais palavras e admirei sua forma de pensar.

    Parabéns!!!

    Bjokas da Ju

    ResponderExcluir

Artesãos da palavra e do sentimento

"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que nem eu mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade... sei lá de quê!"

FLORBELA ESPANCA

Rio de Janeiro, Maravilha!

Rio de Janeiro, Maravilha!
O sol se pondo e o Morro Dois Irmãos ao fundo! Beleza!

Meu papel de parede!

Meu papel de parede!