sexta-feira, abril 16, 2010

Até onde estamos estimulando a sexualidade precoce e exacerbada em nossas crianças?


O cuidado com a sexualização precoce
Com toda a avalanche mundial de notícias sobre PEDOFILIA, que já se tornou uma das maiores apreensões para pais, médicos, juristas, policiais, psicólogos e a Igreja como instituição diretamente envolvida, enfim, toda a sociedade, receber notícias como a que foi publicada ontem no site da BBC Brasil, merece muita reflexão. Vejamos:
Sexualização precoce?
A rede de lojas de roupas Primark retirou de suas prateleiras uma linha de sutiãs com enchimento para biquínis para meninas de até 7 anos depois de ser criticada por promover a "sexualização prematura" de menores. A empresa pediu desculpas aos clientes que tivessem se sentido ofendidos pelo produto e disse que vai doar os lucros obtidos com a venda do sutiã para uma organização beneficente em prol de crianças.
A diretora da organização
Children's Society, Penny Nicholls, disse: "Nós apuramos em nossas pesquisas que as pressões comerciais para a sexualização prematura e a propaganda sem escrúpulos estão prejudicando as crianças." A rede Primark, conhecida por vender roupas a preços muito baixos, tem 138 lojas na Grã-Bretanha e 38 na República da Irlanda.
Até onde estamos estimulando a sexualidade precoce e exacerbada em nossas crianças? É óbvio que o crime independe da oferta de sexualidade e sim da mente doentia de quem o pratica. No entanto, os estímulos são nocivos a todos, especialmente para a criança, que passa a viver as expectativas e anseios de uma idade que não é a sua, deixando de usufruir da melhor parte, a infância, em todas as suas características tão marcantes da personalidade em formação. Na notícia acima foi pontual a atuação da Sra. Penny Nicholls, diretora da organização Children's Society. Porém sabemos que muitos pais não estão no mesmo nível de preocupação e, pior, estimulam a sexualidade precoce da criança, expõem seus filhos na mídia sem qualquer cautela. Retirar a infância de uma criança provoca danos psicológicos muitas vezes irreversíveis. Ocorre uma atribuição de valores e significados que a criança não está madura para assimilar e não tem condição de se defender das perspectivas enganosas em que está inserida.
Diana Esnero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artesãos da palavra e do sentimento

"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que nem eu mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade... sei lá de quê!"

FLORBELA ESPANCA

Rio de Janeiro, Maravilha!

Rio de Janeiro, Maravilha!
O sol se pondo e o Morro Dois Irmãos ao fundo! Beleza!

Meu papel de parede!

Meu papel de parede!